terça-feira, 22 de novembro de 2016

Não sejas insensatos

Em Provérbio 1:7 afirma: "O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos, despresam a sabedoria e a instrução".

Nos caminhos do Senhor devemos andar e como homens e mulheres sensatas nos apegar aos ensinamentos contidos nas Escrituras. Como camiho do sensato, a primeira atitude é estar sempre no meio dos que temem ao Senhor.

O capítulo 1º de Provérbios traz muitas palavras de insentivo para que não andemos nos caminhos dos pecadores e destes estejamos apartados, pois os caminhos dos iníquos somente leva para a iniquidade; os caminhos dos maus somente leva para a maldade. 

A partir do versículo 20 de Provérbios 1, há a exortação para que caminhemos na sabedoria e que nos afastemos dos estúpidos, pois estes smente mam a estupidez, e o caminho da salvação não há espaço para a estupidez ou para quem não busque pela sabedoria.

Os caminhos do Senhor são bons, mas são cheios de provações. O mau rodeia aqueles que querem andar nos caminhos do Senhor, numa tentativa de desvirtuar a todos que estão honrando o nome de Deus. Neste caminhar, quanto já vimos desviar dos caminhos da Salvação. Quantos deixaram as fileiras dos filhos de Deus  para andar nos caminhos das trevas.

Andar nos caminhos tortuosos das trevas dá uma falsa sensação de liberdade, enquanto quem se envereda por esses caminhos acaba se tornando escravos do pecado e do vício.

O caminho da Salvação parece ser um caminho de proibições, mas na verdade, é um caminho de libertação. Encontramos em 1 Co 6:12 a seguinte palavra: "Todas as coisas me são lícitas; mas nem todas as coisas convém. Todas as coisas me são lícitas; mas não me deixarei dominar por nenhuma delas", em igual sentido, encontramos no  capítulo 10 de Coríntios, no versículo 23 a seguinte afirmação: Todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam".

Assim percebemos que andar nos caminhos do Senhor, não significa andar em um caminho de proibições, mas sim de liberdade. Temos a liberdade de escolher, mas não o vício da obrigação de o fazer. 

Aquele que seguiu o caminho largo e se enveredou pela embriaguez, não tem mais escolha, pois somente estará bem quando embriagado, o vício dominando o seu ser; mas aquele que escolheu o cominho do Senhor e a sobriedade, não é escravo da bebida.

Como está escrito em Pr 3:5-6: "Confira no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas".

Andar no caminho do Senhor é andar na liberdade integral do ser humano.

Andar no caminho do Senhor é a busca da sabedoria e a busca da concretização máxima do ser humano.

Em resumo, está mais livre quem anda no caminho do Senhor, pois tem direito de escolha, do que aqueles que andam no caminho da iniquidade, que são escravos do pécado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário