segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Despindo-se do Velho Homem

Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos. (Cl. 3.9)

Temos que aprender que é necessários nos despir-mos da roupa velha do pecado, e nos vestir  da roupa nova da snatidade. Despir-se do velho homem com os seus feitos, significa, abandono ao pecado, e aos antigos vícios que tinhamos anteriormente à nossa conversão. Isso não acontece da noita para o dia. A santificação é um processo contínuo e progressivo. Precisamos vencer a velha natureza pecaminosa que herdamos do primeiro Adão, e nos tornar-mos co-participantes da natureza divina que herdamos do Segundo Adão - Jesus Cristo.

1- DESPINDO-SE DA CAPA VELHA DO PECADO

De acordo com a palavra de Deus, todo homem já nasce com o pecado (Sl. 51,5). Quando Adão e Eva pecaram, eles providenciaram uma vestimenta de folhas de figueira (Gn 3.7). A tentativa feita pelo homem de cobrir-se com folhas de figueira, era tão inadequada como o desejo de desculpar-se pelo pecado. Porém, Deus proveu as vestimentas da redenção para Adão e sua mulher e os vestiu (Gn 3,21). As novas vestes de Deus substituiram as velhas e frágeis  vestes do homem, Adão e Eva despiram-se da capa velha do pecado, e foram vestidos da capa do perdão e da reconciliação com Deus.

Em Gn 35,2, Jacó disse à sua família e a todos os que com ele estavam: "Lançai fira is deuses estranhos que há no vosso meio, purificai-vos e mudai as vossas vestes".

Em 2Sm 12.20, está escrito que, após o seu pecado "Davi se levantou da terra; lavou-se, ungiu-se, mudou de vestes; entrou na Casado do Senhor e adorou". Só depois de fazer isso, o pecador tem condições de ir até a presença de Deus.

Em Mc 10.50, está escrito que, appós Jesus chamar o cego Bartimeu ao seu encontro: "Lançando-se de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus". Bartimeu abandounou a capa velha do pecado, e passou a seguir a Jesus (Mc 10,52)

2- VESTINDO-SE DO NOVO HOMEM

Após se despir do velho homem, devemos nos vestir do novo homem. É isso o que Paulo aconselha em Ef. 4.22-24, dizendo: "No sentido de que, quanto ao trato passado, vos depojeis do velho homem, que se corrompe segundo as suas concupiscência do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e cos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade".

Em 2Co. 5.17, está escrito: "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passara; eis que tudo se fez novo".

Em Cl 3.10, Paulo ainda diz: "E vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento Daquele que o criou".

Em Is. 61.10, está escrito: "Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegra no meu Deus; porque me cobriu de vestes de salvação e me envolveu com o manto de justiça , como noivoque se adorna de turbante, como noiva que se enfeita com as suas jóias".


Despir-se do velho homem é nos desembaraçarmos de todo o peso e do pecado qe tenasmente nos assedia, e corrermos com perseverança, a carreira  que nos está proposta (Hb 12.1). Alelua!

Nenhum comentário:

Postar um comentário