terça-feira, 29 de agosto de 2017

MORDOMIA NAS FINANÇAS

 Somos Mordomos, mas o que é isso?

Deus é o DONO de todas as coisas, e nós somos seus mordomos; ou seja, aquele que tem a responsabilidade de administrar as coisas de seu mestre, mesmo não sendo proprietário de nada.
SEREMOS VERDADEIROS MORDOMOS QUANDO RECONHECERMOS QUE DEUS É O CRIADOR DO UNIVERSO, DONO E SENHOR DE TUDO; QUE TEM O CONTROLE DE TODAS AS COISAS, INCLUSIVE DE NÓS MESMOS

"Tudo o que existe nos céus e na terra é seu, ó Senhor, e seu é este reino. Nós adoramos a Deus porque Ele dirige todas as coisas. Riqueza e honra vêm somente do Senhor, e Ele é o Governador de toda a humanidade; Sua mão controla força e poder, e é por Sua vontade que os homens se tornam importantes e recebem força. ” 1 Cr 29.11,12

Três razões para falarmos sobre mordomia:

·         1) é um princípio bíblico.
Assim, se vocês não forem dignos de confiança com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas? (Lc 16.11)
·         2) Deus é dono de tudo!
Tudo o que existe no céu e na terra é seu ó Senhor, e seu é este reino. ” (1 Cr 29.11)
·         3) Temos de ser fiéis em tudo.
Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um seja encontrado fiel. ” (1 Co 4.2)

1. A MANEIRA COMO LIDAMOS COM O DINHEIRO DIZ MUITO SOBRE O NOSSO RELACIONAMENTO COM DEUS

Assim, se vocês não forem dignos de confiança com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas? ” (Lc 16.11)

Muitas pessoas não conseguem pensar em Deus envolvido em nossas finanças; mas Ele quer estar nesse negocio! Encontramos mais de 2.350 versículos na Bíblia sobre lidar com dinheiro e posses. Na verdade, Jesus falou mais sobre dinheiro do que qualquer outro assunto.
O dinheiro é rival de Cristo pelo senhorio de nossa vida. Jesus nos diz que temos de escolher servir apenas a um desses dois mestres.
Ninguém pode servir dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um, e amar ao outro; ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e as riquezas (Mamon)” (Mt 6.24).
Ser rico não é um pecado; pelo contrário, não existe nada de errado nisso, desde que seu coração pertença totalmente a Deus. Suas decisões devem ser submetidas a Deus, deve ser generoso para com aqueles que precisam e com a obra de Deus. Deve dar o dizimo de sua mesada. Se o seu coração pertencer a Cristo, essas coisas serão bem fáceis de fazer.
Paulo disse:
Digo isso, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado com também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez. Tudo posso naquele que me fortalece. ” (Fp 4.11-13)

2. COMO DEVEMOS AGIR COM RELAÇÃO AO DINHEIRO?
A mídia nos sufoca de propagandas e campanhas publicitárias que possuem um objetivo muito claro: fazer gastar dinheiro. Assim, compramos o que não precisamos. Fazemos os pais gastarem além do necessário.
Antes de decidir comprar algo, se pergunte: Eu realmente preciso disso? Posso realmente pagar? Quero mesmo isto?
 Os pais dizem “não” para muitas coisas que pensamos ser urgentes e indispensáveis, mas algum tempo depois percebemos que podíamos ficar sem aquilo. Quando recebemos uma negativa, temos que aceitar, compreender que dinheiro não cai do céu. É prova de amor ajudar os pais não os fazendo sentirem-se mal por não poderem comprar tudo o que pedimos.
a) Gastar com sabedoria. Muitos são compulsivos e gastam o que não têm, e se tornam prisioneiros.
Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? ” (Is 55.2)
b) Compreender a situação financeira de sua família e aceitar fazer parte dos esforços na economia.
c) Economizar para alcançar. Além de orar e pedir ao Senhor, devemos aprender a planejar (economizar) para alcançar seus objetivos.

3. DEUS É O VERDADEIRO DONO DE TUDO
O Senhor é quem supre nossas necessidades. Por isso, devemos agir segundo Mateus 6.33: “Buscai, pois em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas essas coisas [comida, vestuário] vos serão acrescentadas. ”
Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um seja encontrado fiel. ” (1 Co 4.2)

A figura demonstra o conceito de Mordomia:


O processo de adquirir, contribuir, economizar e gastar nos ensina a viver a vontade de Deus. Dependendo de como usamos o dinheiro, isso será bênção ou maldição. Ou a pessoa se torna mestre do dinheiro ou o dinheiro se torna mestre da pessoa.

Você crê que tudo pertence a Deus? Se você perdesse tudo o que tem, continuaria crendo nEle?

in - http://www.batistadopovo.org.br/PortalIBP/licoes/licao-adaptada-radical-teen/9196-mordomia-nas-financas

Nenhum comentário:

Postar um comentário