Desde o movimento protestante, os dissidentes em uma grande corrnt para desmerecer a pessoa de Maria a mãe de Jesus.
Sempre atacando de diversas formas a figura da mãe de Jesus e até imputando aos católicos a prática de adoração à figura de Maria.
Um dos ataques mais constante contra a figura de Maria,é o dogma da imaculada, alegando que Jesus tinha irmãos e irmãs, baseado em passagem da bíblia onde informam a Jesus que a mãe e os irmãos de Jeuss estavam fora da casa a sua espera.
Qualquer pessoa que estuda a escrita e a lingua dos Judeus na época, encontrarão a mesma palavra para irmãos e para primos de primeiro grau. Ocorre que esta confusão pode ser totalmente esclarecida na no momento da crucificação de Cristo.
Antes de chegar a parte da cruz, vamos relembrar as consequências para uma viúva ou um órfão na época. Não existiam asilo ou orfanato, idosos e crianças eram deixados para a mendicancia, abandonados a própria sorte. Cabendo aos sacerdotes e levitas,com o dízimo recebido, auxiliarem a esses necessitados. Uma idosa já viuva e sem filhos acabaria morando na rua ou teriam que possuir a assistência do templo,
Agora, em João capítulo 19 e versículos 26 e 27 assim dispõe: "Ora, Jesus, vend ali sua mãe, e ao lado dela o discipulo a quem ele amava, disse a sua mãe:Mulher,eis ai o teu filho. Então disse a discipulo: Eis ai tuamãe.E desde aquela hora o discipulo a recebeu em sua casa".
Frase essa que demonstra o amor de Jesus e sua preocupação com sua mãe Maria.
E ainda de forma sutil deixa claro que não existia um irmão ou irmã de Jesus, pois se houvesse, Maria iria para a casa e guarda de um outro filho. Mas bem claramente deixa essa passagem a informação de que Jesus era filho uúnico, e portanto além de conceber Jesus sem conhecer um homem, ou seja, sem ter praticado um ato sexual, bem como deixa claro quemesmo após o nascimento do Salvador, Maria permaneceu imaculada.