Nas igrejas [e uma grande alegria a noticia de uma conversão ou mesmo quando um convencido descobre o verdadeiro evangelho e pede para ser batizado. Neste momento há festa nos céus e na terra. Amigos, familiares, conhecidos, líderes e pastores comemoram. Uma coisa esquecem de fazer: "de preparar o novo convertido e os futuros batizandos para os ataques do inimigo".
Enquanto vivia no pecado ou desconhecia a sua condição de convencido, o inimigo não precisava atuar em sua vida, pelo contrário, os futuros batizandos pertenciam ao inimigo, e por pertencer-lhe, nada precisaria ser feito para os manter no lugar em que estavam.
Agora a situação mudou, Os novos convertidos e futuros batizandos não pertencem mais ao inimigo, mas se tornaram filhos de Deus, e estão se preparando para passarem pelas águas e também para receberem o Espírito Santo de Deus (e com Este todos os Frutos do Espírito). Satanás perdeu almas que lhe eram preciosas, e corre contra o tempo para retomá-las para o seu plantel de almas perdidas.
Todos os ataques que nunca fez para esses novos convertidos começam a ocorrer. Todas as dificuldades começam a acontecer.
Problemas os mais variados possíveis, primeiramente sempre por onde a pessoa é mais frágil, se na confiança, pega no ciume, se nas finanças, pega pelo bolso, se no amor, pega pelo sentimento, se na saúde, pega pela doença.
Após a conversão é onde o ataque do inimigo é mais proeminente, e pior ainda, é quanto o neófito na fé está mais fragilizado, já que tudo é novo, ainda está aprendendo a orar, está aprendendo a ler a Bíblia, tudo parece mais difícil, e os ataques são mais traiçoeiros.
Neste momento, é que nas igrejas sérias, encontram-se irmãos mais antigos, preparados para acompanhar os neófitos da fé, e os ajudar a superar esses ataques que o inimigo faz.
Para vocês que decidiram por Jesus, e pediram o batismo, se preparem para uma guerra, mas tenham uma certeza, se entenderem essa situação, e se apegarem a Cristo, só haverá um vitorioso, que é você, pois Cristo já venceu por nós na cruz.